atividades
O QUE ACONTECEU1ª Sessão
– Dia 3 de Fevereiro de 2022 (Get to know each other)
O projeto Escola da Interculturalidade Global iniciou-se, no dia 3 de fevereiro de 2022, com uma sessão de quebrar o gelo. Uma vez que é um projeto de longa duração e que a turma já se conhecia, mas não conhecia os Seniores, destacámos uma sessão para que os participantes se conhecessem melhor, quebrassem o gelo entre eles e que começassem a ter mais confiança uns com os outros.
Realizada na biblioteca da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, a primeira atividade iniciou-se com uma introdução ao projeto, explicando em que consistia o projeto e a apresentação da Omnis Factum Associação. De seguida realizámos a atividade “Get to know each other” onde os participantes sentados em roda teriam que dizer o seu nome e uma característica sua começado pelo mesmo nome (ex. Mariana, Majestosa). O participante ao seu lado teria que repetir os nomes e características já ditas e acrescentar o seu, desta forma os participantes começam a saber os nomes dos restantes colegas.
A atividade a seguir consistiu numa entrevista, onde cada participante teria que encontrar um fator em comum com cada um dos restantes participantes, quebrando o gelo e criando um tema de conversa. A última atividade realizada neste primeiro dia consistiu na “Expetativas, Contributos e Medos” onde os participantes teriam que escrever em três post its diferentes, as suas expetativas para o projeto, o que poderiam acrescentar ao mesmo (contributos para o projeto) e os receios que têm (medos).
2ª Sessão
– Dia 10 de Fevereiro de 2022 (Sessão de Abertura)
Dia 10 de Fevereiro de 2022 decorreu a sessão oficial de Abertura do Projeto Escola da Interculturalidade Global. Na Junta de Freguesia do Afonsoeiro juntaram-se neste dia participantes e os representantes dos parceiros do projeto para que juntos pudéssemos dar início ao projeto.
Iniciou-se com a entrega de Kits Oferta do Projeto, que contava com uma t-shirt, um caderno, uma caneta, autocolantes, uma garrafa e post its. Foi então apresentado o projeto, contando com o contributo de quatro convidadas, a gestora de projeto da Agência Nacional Eramus + Juventude em Ação, Anabela Cardante, a diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Paula Póvoas, a secretária do Executivo da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro Ana Cristina Santos e a representante da Comissão Europeia em Portugal, a Dra Sofia Moreira de Sousa.
Para além das quatro convidadas que discursaram, a sessão de abertura contou com outras entidades parceiras do projeto. Estiveram presentes o embaixador de Angola e membros do corpo diplomático de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Também o Secretário da Assembleia Municipal do Montijo, membros representativos da CPCJ, membros da GNR, membros da PSP, representantes da companhia Mascarenhas Martins e Presidente do Concelho Geral da Escola Poeta Joaquim Serra marcaram presença neste evento de abertura.
3ª Sessão
– Dia 10 de Março de 2022 (O que é a multiculturalidade?)
Dando início às sessões realmente ditas, os participantes dedicaram a terceira sessão do projeto a compreenderem em que consiste a Multiculturalidade. Após recordar as primeiras duas sessões, os jovens e os seniores organizaram-se em grupos, juntando 4 jovens e 1 sénior, de modo a trabalharem a questão “O que é a Multiculturalidade?”. Os grupos organizaram-se e apresentaram à sessão as suas respostas com o auxílio de Flip Charts. De forma a facilitar este trabalho, propusemos a resposta a quatro questões:
- O que é a multiculturalidade?
- Para que serve?
- Como funciona?
- Como deveria funcionar?
Como forma de atividade de autorreflexão, foram colocadas 3 questões para que os participantes possam refletir e tomar consciência de algum comportamento que deva ser alterado.
- Existem indivíduos de origens culturais específicas que me fazem sentir raiva, ressentimento, ansiedade ou desconfortáveis (mesmo antes de interagir com eles)?
- Que experiências passadas podem estar a contribuir para estes sentimentos?
- De que maneiras posso mudar minha perspetiva à luz da minha crescente empatia cultural e compreensão de pessoas de várias origens?
Todo esta atividade teve como objetivo desconstruir preconceitos que os participantes poderiam ter, começando por os identificar.
4ª Sessão
– Dia 24 de Março de 2022 (E se fosse contigo?)
De modo a continuar na mesma linha de pensamento, a quarta sessão que ocorreu dia 24 de março de 2022, teve como foco principal os difíceis percursos que os migrantes muitas vezes têm que realizar para chegarem a um local seguro.
Através de uma simulação em que os participantes tiveram que se colocar no lugar destes migrantes, fizeram diversas atividades guiados por uma história. A primeira atividade levava os participantes a escolherem três objetos que levariam no caso de terem de sair rapidamente de casa. Demonstrando as prioridades de cada um e abrindo espaço para discussão onde juntos enquanto grupo têm que escolher no final três coisas todos enquanto grupo. Esta atividade demonstrou as diferentes visões intergeracionais e muitas vezes mostrando que há coisas básicas das quais não nos lembramos. Auxiliando a discussão no final da atividade foram colocadas questões como: 1) Foi fácil encontrar os 3 objetos? 2) Se tivessem tido mais tempo acham que a vossa resposta teria sido diferente? 3) Quantas pessoas deslocadas acham que existem no Mundo?
De seguida, os participantes realizaram uma atividade de Role play que tinha como objetivo simular a entrada num país e os entraves a que refugiados são sujeitos, como a burocracia e os preconceitos. A atividade chamou-se “Can I Come In” e num grupo existira um migrante a entrar no país, um agente fronteiriço e um observador. Cada um dos papeis tem um cartão de apoio, onde estão presentes diversos argumentos que os participantes poderiam utilizar.
5ª Sessão
– Dia 7 de Abril de 2022 (Cultura e valores: o que são?)
Após compreender como as nossas ações influenciam a vida dos outros, a quinta sessão focou-se, novamente, no que consideramos de cultura. Começando por identificar no mapa algumas das 72 nacionalidades presentes no Montijo, os participantes ficaram a saber de que forma o país de origem é considerado cultura. Posteriormente, os participantes realizaram um jogo em forma de quizz, onde responderam, de forma a criar uma nuvem de palavras, em que consiste a cultura e o que não é cultura. Podemos assim considerar cultura a comida, o país de origem, a idade, a religião, a língua, crenças e até mesmo profissão. No entanto não consideramos cultura a economia.
Estando na temática da cultura, considerámos útil ouvir o presidente da associação cultural banda democrática 2 de janeiro, parceira da Omnis Factum, António Ramos, também ele participante do projeto Escola da Interculturalidade Global. Por fim, voltámos ao jogo quizz onde os participantes tiveram que responder qual é que não é considerada uma característica da cultura, sendo a resposta de que está não era algo intrínseco, e tiveram que hierarquizar expressões portugueses que de alguma forma eram desrespeitosas para outras culturas.
6ª e 7ª Sessão
– Dia 21 de Abril e 5 de Maio (Árvore da Inclusão)
A 6ª sessão e a 7ª sessão estão ligadas, tendo na primeira começado a preparar a 7ª. Após entender que nacionalidades se encontravam presentes no Montijo, e estando a preparar o dia do Agrupamento do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, os participantes juntaram-se dia 21 de Abril para preparar a iniciativa “Arvore da Inclusão” onde, através de frutos caídos das árvores estariam representados as nacionalidades com mais habitantes representados no Montijo. Desta forma, foram realizados frutos com a bandeira do Brasil, da Tailândia, da China, da França, de Itália, da Roménia, da Moldávia, da índia, do Paquistão, de Cabo Verde, da Ucrânia, de Angola e do Nepal. De um dos lados da fruta está assim a bandeira do país e no outro lado uma curiosidade sobre o mesmo.
8ª Sessão
– Dia 26 de Maio (Mudar o Mundo digital)
Durante esta sessão, os participantes juntaram-se em grupos de trabalho e realizaram cartazes digitais, com o auxílio de plataformas como o canva, alusivos ao combate à discriminação e ao incentivo à inclusão.
De forma a complementar a informação dada nas restantes sessões, um dos participantes, o Sr Mateus Lopes, falou sobre o seu país, Cabo Verde, demonstrando aos participantes algumas das visões que tem sobre o seu país e como é chegar a um país novo e recomeçar a vida.
última Sessão
– Dia 9 de Junho (Feira da Interculturalidade)
A nona sessão serviu como preparação para a sessão final do projeto. Através de grupos de trabalho que investigaram os países a serem apresentados na sessão de abertura, os jovens aprenderam curiosidades, tradições e informações sobre países como: Roménia, Índia, Brasil, Tailândia, São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde, Moldávia, Reino Unido e Paquistão. Através de material de apoio cedido pelas embaixadas dos respetivos países, os participantes terão a oportunidade de apresentar o que investigaram aos alunos da Escola Básica Integrada do Esteval.