SOBRE NÓS
A Escola da Interculturalidade Global é um projeto que trabalha para reduzir a desinformação e aumentar a tolerância para com a diferença. Num país que ainda continua a apresentar elevadas taxas de discriminação e preconceito racial é importante criar mais atividades e programas que juntem as comunidades locais com as comunidades migrantes.
A Escola da Interculturalidade Global é um espaço onde jovens e seniores se juntam para discutir e conhecer mais sobre as culturas presentes no concelho do Montijo. Atualmente existem mais de 70 culturas presentes no concelho do Montijo, sendo a Escola Poeta Joaquim Serra, um dos locais de partilha destas culturas, tendo presente mais de 20 culturas diferentes, tanto entre alunos como entre adultos.
Os objetivos do projeto passam assim por
Promover a empatia, a diversidade cultural e a partilha conhecimentos
Promover a cooperação e a inclusão das pessoas de outras culturas e entre gerações
Fortalecer as culturas presentes no Montijo
Capacitar os participantes para a transição digital
Melhorar as capacidades cívicas, sociais e culturais dos participantes, cultivando uma maior sensibilização intercultural.
Este projeto será desenvolvido pela Omnis Factum Associação em parceria com a Banda Democrática 2 de Janeiro e apoiado pelo programa Erasmus +, Juventude em Ação. Os participantes jovens serão alunos de uma Escola do Concelho do Montijo, uma vez que a temática da Interculturalidade vai ao encontro das temáticas propostas para a disciplina de cidadania.
Implementação
Ao longo dos próximos 6 meses, Fevereiro – Junho, o projeto da Escola da Interculturalidade Global irá decorrer na Escola Básica Poeta Joaquim Serra, às quintas-feiras das 13h30 às 15h30. Estas sessões serão sempre organizadas pela Omnis Factum Associação e contaram com a turma 10ºX de Serviço Educacional e com Seniores de grande relevância do concelho do Montijo. Estas sessões irão decorrer duas vezes por mês, sendo previamente anunciadas as datas aos participantes.
As sessões serão organizadas tendo em conta as temáticas a abordar e consoante as expectativas e dinâmica do grupo. Ao mesmo tempo que o grupo principal do projeto irá estar a desenvolver atividades dentro da temática da Interculturalidade, as restantes turmas da escola irão estar encarregues de explorar uma das culturas presentes no concelho do Montijo. Com o auxílio da Omnis Factum, as turmas irão preencher um formulário em que terão de responder a questões sobre os países. Após esta atividade, as turmas irão desenvolver questões que gostariam de colocar a pessoas das culturas trabalhadas.
Após a realização deste questionário, a turma de multimédia da Escola Profissional irá realizar um mini documentário onde as pessoas das culturas desenvolvidas irão responder às questões colocadas pelos alunos
As culturas a serem trabalhadas, foram selecionadas consoante os dados que a Câmara Municipal do Montijo disponibiliza. Nestes dados, está expresso quantos residentes de cada país o concelho do Montijo acolhe. Foi também utilizado os dados das culturas presentes na Escola Básica Poeta Joaquim Serra, de modo a facilitar a integração no espaço da Escola. Para além deste dois fatores, foram também tidos em conta a diversidade cultural entre países, de modo a ser possível estudar culturas diversas.
Os países a serem trabalhados
⦁ Brasil
⦁ Roménia
⦁ índia
⦁ Angola
⦁ China
⦁ Itália
⦁ Venezuela
⦁ Cabo -Verde
⦁ Nepal
⦁ Guiné-Bissau
⦁ Bangladeche
⦁ Moçambique
⦁ França
⦁ Moldávia
⦁ São Tomé e Príncipe
⦁ Alemanha
Espaços de proximidade de diálogo compreensão mutua e desenvolvimento de inteligência emocional
Produção de um inquérito ação de investigação em proximidade e conexão com as varias comunidades
Realização de uma campanha digital e um mini documentário
Reunião de todas as informações acopladas e realização de relatório
Organização de conferencias reuniões, trocas culturais, atividades, interculturais
Elaboração de uma feira intercultural pelos participantes
Participantes

Jovens – Turma de 10ºano do curso de Serviço Educacional
Séniores – Adélia Quaresma
António Carlos
Gilda Gonçalves
Hélder Martins
Manuel Barrona
Maria Margarida
Mateus Lopes
Maria Fernanda Beatriz